ATIVIDADES FORMATIVAS

A Mostra Cinema Conquista – ANO 16 também é espaço de aprendizado e troca. Em parceria com a V Semana de Cinema e Audiovisual da Uesb e com o Programa Janela Indiscreta, a programação inclui mesas temáticas gratuitas, voltadas para quem deseja aprofundar conhecimentos no audiovisual brasileiro.

Mesa temática

CINEMA E AUDIOVISUAL NO INTERIOR: FORMAÇÃO, CADEIA PRODUTIVA E POLÍTICAS CULTURAIS

Marina Sena – Coordenadora de Culturas Digitais da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)

Pola Ribeiro – Cineasta, representante da Bahia Filmes

Luis Otávio de Magalhães – reitor da Uesb

Mediação: Filipe Gama – curso de Cinema e Audiovisual da Uesb

Ementa: O consumo, a produção e a socialização do cinema e do audiovisual em Vitória da Conquista e região relacionam-se, historicamente, com processos de formação cultural e práticas sociais que contribuíram para criar as possibilidades de implantação do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Uesb. Único curso universitário na Bahia numa instituição pública e vinculada ao Governo do Estado, a graduação vem, desde a sua implantação, em 2010, conformando novos contornos e possibilidades no contexto formativo e cultural regional e estadual. A proposta desta mesa é discutir o campo de formação, atuação profissional e ações públicas de acesso e fomento ao cinema e audiovisual no interior da Bahia.  

Data: 8 de setembro, 9 horas

Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Mesa temática

MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO EM CINEMA E AUDIOVISUAL: AÇÕES, ACERVOS E ESPAÇOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Marina Sena – Coordenadora de Culturas Digitais da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)

Milene Gusmão – professora do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) da Uesb

Eugênio Avelino Souza (Xangai) – Secretário Municipal de Cultura

Alexandre Magno – Assessor Especial da Secretaria Municipal de Cultura

Mediação: Rayssa Coelho – Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano

Ementa: Da frequência às salas de cinema de rua, passando por iniciativas como colecionismo e cineclubismo, até a conformação de um lócus de produção local, de relevância estadual, o que se costuma chamar de vocação de Vitória da Conquista para o cinema e o audiovisual aponta para trajetórias de agentes e estruturas que dizem respeito à memória, à história e à cultura de uma cidade e uma região. Levantar, discutir, propor e garantir a existência, a importância, a continuidade e o acesso a práticas, lugares e acervos relacionados ao cinema e ao audiovisual são os objetivos desta mesa. 

Data: 9 de setembro, 9 horas

Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Ir para o conteúdo